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Certificação de Qualidade na Saúde

Antes de tudo, vamos começar por uma pergunta importante. Qual o objetivo de um certificado de qualidade para uma OPSS (Organização Prestadora de Serviço de Saúde)?

Se a resposta for toda estão fazendo; os colaboradores estão me cobrando ou a concorrência já tem, ou uma pior, meu cliente exige. O futuro desta empresa será de sangue, suor, lágrimas e muita decepção.

Na verdade, qualquer sistema de Certificação da qualidade passa por modelos e requisitos a serem fiel e exatamente cumpridos. Estes parâmetros nada mais são que diretrizes para um modelo de gestão do negócio. Ou seja, definem práticas operacionais e gerencias do processo que conduzem a uma gestão mais eficiente, mais eficaz e muito mais segura.

Normalmente isso direciona o Hospital, a Clínica ou o Laboratório para uma administração com base em processos mapeados, indicadores monitorados, metas definidas e gestão de risco e perigos de seu negócio. Parece fácil, mas é muito mais complicado se o objetivo for tão e somente um Certificado na parede.

A mudança de cultura da gestão da saúde é lenta e complicada. Principalmente pelo fato de que a boa parte dos gestores não são especialistas nesta área. Fazem normalmente suas atividades de forma intuitiva e pela própria experiência de erros e acertos.

Ao iniciar o trabalho de implantação de sistemas de gestão com vistas a Certificação há necessidade de uma série de mudanças técnicas e administrativas, principalmente que nunca tinham sido realizadas. Aqui que mora o “x” da questão. Via de regra, os colaboradores realizam suas funções há muito tempo. Só que a exercem com falhas ou não executam suas tarefas como deveriam. Por exemplo, não apresentam indicadores, não tem metas a cumprir, não apresentam relatórios e o que é pior não são fiscalizados.

Se o objetivo é simplesmente o Certificado, a organização se empenha para conseguir e não raras vezes consegue. Porém a mudança de cultura só pode ocorrer de dentro para fora e nunca o contrário. Se realizada assim, a Certificação terá um brinde maravilhoso no dia da notícia, porém um gosto muito amargo no dia a dia, porque a tendência daquele colaborador é voltar às práticas antigas, aliás, a não práticas.

Portanto, se seu objetivo é certificar seu Hospital, Clínica, Laboratório ou qualquer outro serviço de saúde, deixe o certificado por último. Pense primeiro em mudar hábitos, altere processos, mude a cultura da empresa, a começar pela sua. Repense o modo de administrar. Procure profissionais especializados e tenha paciência. Mas tenha certeza que se mudar seu sistema de gestão, poderá chamar qualquer certificadora ou modelo (ONA, JCI, ISO, etc.) que estará maduro para ser examinado, e principalmente, o Certificado que fará exposição, será consequência da excelência de sua gestão.

Para atingir isso, também será necessário muito esforço, mas a recompensa é duradoura e saudável porque a cultura é alma do seu negócio. Pense nisso!

Célio Luiz Banaszeski – Diretor Executivo Exacta Consultoria

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