Uma empresa de soluções em gestão, certificação de qualidade, treinamentos e consultoria – presenciais e à distância. Atuamos com visão sistêmica e prática, oferecendo métodos viáveis e pertinentes à realidade das empresas no Brasil.

Últimas Noticias

ExactaGestão Coragem e Paciência

Coragem e Paciência

Com muito anos de experiência fazendo consultoria percebi que a mudança organizacional é um processo que exige coragem e paciência. Coragem porque ao investir em qualidade, na melhoria de processos e atualização dos métodos de gestão exige diretores e gestores com coragem de enfrentar opositores ou principalmente os dirigentes espectadores. Sim há muito deste personagem. Espectadores, principalmente quando são donos do negócio e este proporciona certo lucro. Espectadores que não têm noção das atividades mais simples do hospital ou da clínica. Espectadores que não sabem onde a água vaza, onde o dinheiro escapa a conta gotas, ou seja, não sabem por serem espectadores, de onde e como o lucro vem. Onde são os gargalos, onde estão os problemas e onde se perdem clientes ou a reputação da organização num processo lento e constante.

Normalmente quando estes sócios, diretores ou gerentes passam a verificar com maior proximidade como funciona uma gestão eficiente, com certeza se assustam. Ficam incrédulos e passam a culpar o primeiro que aparece. Afinal eram espectadores de uma luta de gestão. E sinceramente ser expectador de luta, por mais que se veja o sangue jorrar num golpe, a sensação de dor é teórica. Dor mesmo quem sente é quem tem a pele cortada pelo esforço em fazer gestão com qualidade. Este sim, sabe quanto é doloroso e exige coragem e ousadia para ver a verdadeira realidade dos processos e do que cada atividade ou o que cada colaborador proporciona em sua organização.

Falei em paciência. E sei bem o que isso representa na prática, quando começo uma consultoria na área de saúde. Via de regra, infelizmente, muitos gestores e diretores querem resultados imediatos. Isso não funciona na prática. Mudar a cultura de uma organização de saúde exige muita paciência, muita paciência mesmo. Por que você terá que investir e os resultados podem demorar para aparecer, ou em certos casos, não aparecer pelo simples fato que a gestão da qualidade previu ou impediu um fato. Mudar uma cultura é algo que se processa de dentro para fora.

Sempre explico para meus clientes que investir em qualidade é proporcionar maior segurança para a organização e para os clientes internos e externos, além é lógico, de outros benefícios como diminuir desperdícios, aumentar a lucratividade e aprimorar a visão estratégica. Mas ao investir em segurança, assim como na segurança pública, é algo que exige coragem e paciência, pois muitas casas deixaram de ser assaltadas na madrugada porque uma viatura talvez tenha passado a rua. Mas neste momento o cidadão estava dormindo em berço esplendido. Não viu que a viatura passou na frente de sua casa e o bandido fugiu. O policial fez seu papel, mas o cidadão nunca vai saber que isso aconteceu. Vai sim, criticar o desempenho da polícia ao ver seu vizinho na próxima noite ser furtado ou roubado.

Meus leitores, investir em qualidade na gestão exige coragem e paciência. Não existe solução mágica. Certas melhorias talvez você nunca perceba, assim como a viatura da madrugada!

Célio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo – Exacta Consultoria

Sem comentários

Deixe uma resposta