Uma empresa de soluções em gestão, certificação de qualidade, treinamentos e consultoria – presenciais e à distância. Atuamos com visão sistêmica e prática, oferecendo métodos viáveis e pertinentes à realidade das empresas no Brasil.

Últimas Noticias

Blog

Gestão de Risco na Prática

Neste artigo vamos tratar de um assunto importante, a gestão de risco. Quando tocamos neste assunto muitas pessoas acham erroneamente que este processo é realizado sempre para eliminar o perigo. Por exemplo, se você não comprar um carro, nunca poderá ter ele furtado ou danificado. Mas se você decidir pela compra é importante que faça a sua gestão dos riscos, ou seja, trafegue dentro da velocidade, respeite a sinalização, respeito o próximo e assim por diante. Mas isso não significa que um outro motorista distraído não cause estragos na lataria de seu lindo carro. Quando obedecemos as regras de trânsitos e da boa convivência estamos minimizando os riscos, pois caso contrário estaríamos aumentando as probabilidades de isso acontecer.

Deste modo, nem sempre poderemos eliminar totalmente os riscos. Muitas vezes eles fazem parte da atividade. Assim como na informática, onde não há um antivírus perfeito, na atividade hospitalar também não há perfeição. E sim um conjunto de regras e prevenções que mitigam as consequências ou mesmo evitam a ocorrência de fatos desagradáveis.

Portanto quando verificamos um problema em nossa empresa, nosso órgão público ou mesmo recebemos notícias de fatos desagradáveis como tragédias, devemos ter em mente como aproveitar estes fatos para gerenciar nossos próprios riscos implantado medidas para mitigar e diminuir as probabilidades dos eventos.

Há no meio acadêmico e mesmo no mundo digital uma série de ferramentas de gestão de Risco como FMEA, APR, SWOT, WHAT IF, PMBOK, CINCO PORQUES, ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO, ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS E DE EVENTOS, etc. Elas podem lhe dar suporte para aplicar e gerenciar os riscos do seu negócio.

Os flechas dos erros que passam pelo nosso escudo devem ser estudas pois nos ensinam a tornar nossa ferramenta de defesa mais eficiente.

 

Célio Luiz Banaszeski

Diretor Executivo Exacta Consultoria Empresarial

Copyright © 2018

 

Sem comentários

Deixe uma resposta