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Parte V – Dificuldades na implantação da Qualidade na Saúde

Neste artigo, gostaria de abordar algumas questões práticas deste processo. Como nós estamos alterando a cultura de uma empresa, isso leva tempo, mas muito tempo para se alterar costumes.
Esse tempo que varia de organização para organização é um fator de dificuldade pois o tempo médio desde o início dos trabalhos até uma eventual certificação pode variar de 1 a 2 anos ou até mais, dependendo da complexidade da instituição e principalmente pela postura da direção.
É importante que exista uma cadência na implantação e principalmente o ciclo da qualidade. Ou seja, elaborou um procedimento, aprove, treine e fiscalize, caso contrário no final existirão vários documentos, formulários e fluxos que os colaboradores não conhecem ou que não foram efetivamente usados. Criando uma lacuna que pode comprometer eventual visita de auditoria pela ausência de dados.
Procure ser muito claro no início do processo quanto ao cumprimento dos prazos e tarefas; e registre tudo que acontece. Tenha certeza, se não fizer isso, você pode ser o culpado no final da história. Já ouviu falar naquela história que filho feio não tem pai? Então cuide para que a irresponsabilidade dos outros não comprometa seu controle.
Finalmente, quero deixar claro que o nível de dificuldade da implantação é inversamente proporcional ao envolvimento da liderança. Ou seja, quanto mais a direção fiscalizar e cobrar de todos o comprometimento com a gestão da qualidade, menor será o trabalho para conseguir instalar as ferramentas de gestão necessárias. E como escreveu Walter A. Shewhart, o pai do controle estatístico: “ 85% dos problemas de uma organização são devidos a causas comuns, que seriam de responsabilidade dos administradores e executivos, portanto gerenciais – modificações no conjunto do sistema de produção e em seus padrões estatísticos globais”.
Pense nisso quando a qualidade no setor de saúde não estiver adequada!

Célio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo Exacta Consultoria Empresarial

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