
Qualidade e Covid-19
Estamos vivendo tempos difíceis. Na televisão, no rádio e nas mídias sociais só se fala em Coronavírus. Vejo pessoas preocupadas, outras ansiosas, outras ainda, nem aí com tudo que está acontecendo.
Vejo municípios adotando medidas nada ortodoxas, enquanto outros determinando à população e ao setor de comércio e produção, as mais diferentes proibições ou permissões.
Vejo diferença na postura de Estados. Vejo diferença de opiniões no Governo Federal. Vejo amigos que são a favor da quarentena. Amigos que acham tudo uma bobagem.
Assisto números, gráficos, projeções e número de mortes. Vejo visões que não se importam com o índice de letalidade da doença desde que não seja um ente querido, pois neste caso é 100%.
Recebo as mais diversas vertentes sobre tipos de tratamento, muitas sem respaldo científico enquanto outras em tentativas desesperadas e até humanitária de tentar curar aquele paciente que está muito grave. Quem ou o que está certo?
Vejo profissionais como médicos e principalmente enfermeiros e outros profissionais de saúde que ganham infinitamente menos que um craque de futebol terem mais valor neste momento. Mas não se iludam. Passado a crise, o “futebolzinho” com seus astros milionários voltam ao clamor popular.
Mas por que escrevo tudo isso? Porque esta grande confusão, começa pela falta de qualidade em todos os sentidos. Falta padrão de conduta. Falta unidade de comando. Falta um único discurso. Falta planejamento estratégico. Falta união para um bem comum. Falta humildade. Falta ciência. Falta método, informação, decisão e tudo que se refere a um padrão.
Estamos numa confusão total. Acaba quarentena! Volta comércio! Fecha comércio. Isolamento horizontal, vertical, sem isolamento! Meus Deus que balburdia é essa?
A resposta poderia até ser muito complexa, afinal estamos com um vírus novo, mas onde está o método científico? Os padrões de qualidade na gestão? Por isso essa insegurança, esta confusão, esta sensação de o que está certo?
A falta de padrões, de metodologia, geram insatisfação, geram prejuízo para qualquer empresa. Imagine para uma nação com milhares de municípios e um país continental?
Só pode dar reclamação, insatisfação ou alienação!
Que Deus nos ajude, por que se depender da qualidade da contingência estamos sem conformidade.
Célio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo Exacta Consultoria Empresarial
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