Uma empresa de soluções em gestão, certificação de qualidade, treinamentos e consultoria – presenciais e à distância. Atuamos com visão sistêmica e prática, oferecendo métodos viáveis e pertinentes à realidade das empresas no Brasil.

Últimas Noticias

Blog

Remédio da Gestão da Qualidade

Quando começamos a conversar sobre qualidade sempre alguém pergunta se é complicado implantar e manter o processo.

Sempre respondo que a qualidade é muito simples de implantar e manter e ao mesmo tempo difícil. Fácil porque se você seguir rigorosamente as prescrições das ferramentas e usá-las de acordo com a sua funcionalidade e principalmente no tempo certo, os problemas serão resolvidos ou minimizados. Caso contrário funcionará como um antibiótico que deve ser tomado exatamente de acordo com a prescrição médica, sob o risco de não resolver a doença, deixá-la crônica ou matar o paciente.

Esta parte é difícil, pois normalmente as pessoas só aplicam a ferramenta na fase aguda do problema e deixam de lado quando as coisas voltam a normalidade ou não temos auditorias marcada.

Manter a fé e o uso nas ferramentas de gestão é o principal segredo do sucesso da gestão da qualidade. Por isso que empresas devem sempre manter o controle e fiscalização do processo, não como meio punitivo, mas como um garimpeiro a procura de oportunidades. O problema às vezes é que as pessoas estão tão agitadas e ansiosas por concluir seu trabalho que raras vezes param para ter um olhar mais critico e distante dos processos, procurar uma nova melhoria. Sair do comum e inovar. Por isso é preciso usar as ferramentas da qualidade como se fármaco o fosse, com a finalidade de manter ou salvar sua saúde. Na empresa é a mesma coisa. Se você não toma direito o antibiótico não pode por a culpa nele ou no médico.

Célio Luiz Banaszeski

Diretor Executivo Exacta Consultoria Empresarial

Copyright © 2018

Sem comentários

Deixe uma resposta