Uma empresa de soluções em gestão, certificação de qualidade, treinamentos e consultoria – presenciais e à distância. Atuamos com visão sistêmica e prática, oferecendo métodos viáveis e pertinentes à realidade das empresas no Brasil.

Últimas Noticias

Tempo & Gestão

Interessante a frase de Aldous Huxley que diz, “O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto”. Assim, enquanto o tempo voa, paramos para pensar…o que as organizações de saúde e seus gestores estão fazendo para criar soluções?

Para Deming, 85% dos problemas de qualidade gerados em qualquer empresa podem ser atribuídas à gestão, pois esta tem o poder de tomar decisão que impactam no sistema e nas ações práticas na instituição, em seus colaboradores e pacientes.

Assim ao testemunhar o desempenho de muitos gestores do setor de saúde percebo que boa parte deles, e reforce a frase boa parte, perde seu tempo apagando incêndios e investe pouco tempo na inovação, na criatividade e na gestão de soluções para seus problemas.

Recentemente em um cliente onde iniciamos a implantação da gestão da qualidade com vistas a certificação ONA, todos os envolvidos foram informados que deveriam dedicar “tempo” para as soluções. Ou seja, parar de correr um pouco e meditar sobre como poderíamos melhorar os processos. Só assim iríamos quebrar o círculo vicioso que todos estavam envolvidos.

Como na maioria dos casos, a turma deixa de lado a qualidade, como se ela fosse um acessório, uma peça de roupa que você veste e tira no momento que lhe é conveniente. A qualidade e as oportunidades de melhoria que ela proporciona devem ser o espírito da equipe, uma filosofia de gestão e não um modismo ou a beleza do certificado na parede.

Se a equipe não dedicar tempo para isso, todo o esforço será reduzido, e a vida vai passar muito rápido. Os problemas se tornarão crônicos ou pior, irão resultar num discurso de que isso não vai dar certo ou porque eu tenho que mudar. Os piores inimigos da melhoria.

Assim nobre leitor, se você realmente quer subir no degrau da vida e enxergar um horizonte mais nítido, ver um tempo mais nobre e com soluções, suba com vigor e dedique tempo para as mudanças, afinal Fernando Teixeira de Andrade tem uma frase fantástica: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. ”

Célio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo – Exacta Consultoria Empresarial

Sem comentários

Deixe uma resposta