
Terceirização do Escritório da Qualidade
A produtividade do brasileiro não anda lá muito adequada. Segundo uma reportagem publicada no Jornal Gazeta do Povo o índice de produtividade do brasileiro caiu de 69%, em 1996, para 48% em 2014:
“Entre 1996 e 2010, o índice que mede a produtividade, chamado de PTF (produtividade total dos fatores), caiu de forma acentuada em comparação com o resultado americano, saindo de 69%, em 1996, para 48% em 2014. Em 1970, os brasileiros trabalhavam em média 2145 horas por ano, em comparação com 1711 horas em 2014.” (Fonte: GAZETA DO POVO. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/brasileiro-nunca-trabalhou-tao-pouco-mas-produtividade-ainda-e-problema/)
Neste sentido muitas empresas buscam otimizar seus processo atrelando tecnologia ou terceirizado alguns serviços não ligados a atividade fim. Alguns escritórios de qualidade de determinadas empresas passam a ser apenas uma espécie de cartório, onde são apenas registrados e acompanhados dados brutos, sem muitas vezes grandes intervenções do colaborador que ali se encontra. Por consequencia por melhor que seja o funcionário, sua produção não é compatível muitas vezes aos custos aplicados. Lógico que existem outros escritórios de qualidade que o profissional promove melhorias contínuas, inovações e ciclos de melhoria.
Algumas empresas, principalmente aquelas ligadas ao ramo da alimentação, química e farmacêutica onde os processos de inovação dos produtos estão ligados à outros departamentos passam a terceirizar os departamento de registro da qualidade para empresas de consultoria. Este movimento diminui custos com colaboradores. agiliza atividades e agrega valor ao agilizar processos de registro e controle de documentos e principalmente a empresa ganha um consultor de qualidade que pode aprimorar seus processos administrativos ou acompanhar por exemplo inspeções de órgãos do governo.
Não se trata portanto de terceirizar a qualidade da empresa, mas a delegação de tarefas para empresas especializadas e com experiência e talento nessa atividade. Afinal o que não é sua atividade fim é a atividade fim de outra empresa!
Célio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo Exacta Consultoria Empresarial
Copyright © 2018