ExactaAdministração Hospitalar Vale apena investir em uma certificação de qualidade?

Vale apena investir em uma certificação de qualidade?

Em meus quase vinte anos trabalhando com consultoria e treinamento de qualidade nos mais diversos segmentos, sempre encontro algum empresário ou profissional de saúde que me pergunta se vale a pena investir ou porque investir em certificação de qualidade.

A resposta é simples e direta. Sempre vale. Mas quando não vale a pena investir dinheiro, sangue, suor e lágrima num processo que envolve toda a sua organização? Agora a resposta não é tão simples. No Brasil temos a famosa cultura do jeitinho brasileiro, da Lei de Gerson, e de outras manias nada convencionais para lidar com a gestão do negócio.

Infelizmente no Brasil, ainda temos muito forte a cultura do improviso, das atividades sem processo e procedimento, da falta de padrões, das ações de produção que não permitem auditoria e fiscalização, principalmente quando nos referimos aos serviços. A falta de métrica e método de trabalho nas organizações chega ao nível gigantesco de improviso. Ou seja, o verdadeiro “achismo”.

Assim, porque eu devo investir em qualidade? Como escrevi, a resposta será simples se você pensar que neste processo suas atividades estarão normatizadas, padronizadas e auditáveis. Você terá um mecanismo constante de fiscalização e auditoria externa que lhe permitirá de tempos em tempos verificar o nível de envolvimento com a qualidade de seus serviços, quer sejam internos ou externos.

O problema no Brasil, que muitos profissionais de saúde, donos ou gestores de hospitais, clínicas ou laboratórios se permitem prejuízos mensuráveis ou não, não rastreáveis, não comensuráveis, em favor do comodismo ou do lucro constante e com pouco esforço.

Trabalhando tanto tempo com consultoria para certificação de qualidade, quer seja no setor de saúde ou outro, aprendi uma coisa…quem têm qualidade, investe em qualidade e quem não conhece a gestão da qualidade não investe com qualidade em nenhum processo, afinal marinheiro que não sabe o destino, qualquer vento serve ou como dizem…mar calmo não faz bom marinheiro. Esta é uma das grandes explicações porque somos um pais subdesenvolvido.

Celio Luiz Banaszeski
Diretor Executivo da Exacta Consultoria Empresarial
Realizando consultoria de qualidade em todo o Brasil

Sem comentários

Deixe uma resposta